Destaques Notícias

Perfil pastoral

Pesquisa mostra quem são os pastores que lideram as congregações adventistas na América do Sul.

Pesquisa mostra quem são os pastores que lideram as congregações adventistas na América do Sul

Com informações de Felipe Lemos

Edward Heidinger, secretário executivo da Divisão Sul-Americana, apresenta dados sobre o perfil dos pastores adventistas no continente. Foto: Gustavo Leighton

Criada com o objetivo de apoiar o trabalho dos pastores adventistas, a Associação Ministerial completa um século de existência no dia 26 de maio. Tendo em vista essa data, a Secretaria Executiva da sede sul-americana da igreja divulgou os dados de uma pesquisa que mostra qual é o perfil dos pastores que lideram as congregações locais nessa parte do mundo.

Apresentado pelo secretário executivo da Divisão Sul-Americana, Edward Heidinger, durante a Comissão Diretiva Plenária, em Brasília (DF), o levantamento revelou que eles são predominantemente jovens, já que 62,7% tem entre 22 e 45 anos de idade. Por sua vez, os pastores na faixa etária dos 46 aos 65 anos representam 37,3% do total.

A maioria dos pastores distritais adventistas na ativa tem até 45 anos de idade. Crédito da imagem: Reprodução Portal Adventista

Outra constatação interessante foi que a maior parte dos pastores distritais adventistas (50,9%) atua no ministério há apenas dez anos. Já aqueles que somam entre 11 e 20 anos de atividade representam 28,2%. Por sua vez, os pastores com mais de 20 anos de ministério totalizam 20,9%. E os mais experientes (com tempo de serviço acima de 30 anos) representam apenas 7%.

A pesquisa mostrou ainda que, em 50 anos, o número de pastores distritais na América do Sul passou de 517 para 3.681, crescimento bem maior (612%) do que a média global registrada no mesmo período (272%).

Para saber mais sobre o levantamento e ver detalhes do cruzamento de informações, leia a reportagem completa aqui.

Leave a Comment