Igreja está atuando em 4,3 mil pontos de pregação espalhados por oito países

Romenos respondem ao apelo do pastor Ted Wilson em Floresti, nas imediações da capital, Bucareste. Créditos: arquivo pessoal / Facebook
A resposta dos europeus à campanha evangelística iniciada pela igreja em oito países há pouco mais de uma semana tem surpreendido a liderança da denominação. Nem mesmo a efervescência política na Romênia, onde milhares de manifestantes têm ido às ruas para protestar contra o governo, reduziu o público que acompanha a série evangelística nos 1,3 mil pontos de pregação.

May-Ellen Colón palestra em escola de música na cidade de Slavyansk, no leste da Ucrânia. Créditos da imagem: arquivo pessoal
Semelhantemente, os 500 locais de evangelismo na Ucrânia continuam recebendo centenas de pessoas, inclusive na região leste do país, imersa em conflitos desde 2014. May-Ellen Colón, diretora do Serviço Comunitário Adventista Internacional e porta-voz da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), lidera quatro pontos de pregação e conta que, apesar de as tensões políticas terem aumentado nos últimos dias na região, “mais de 200 visitantes, além dos membros da igreja e crianças, estão assistindo às reuniões regularmente”.
LEIA TAMBÉM
As reuniões também estão ganhando força na Armênia, Bielorrússia, Bulgária, Geórgia, Moldávia e Rússia.
O pastor Ted Wilson, que está evangelizando em Floresti, perto de Bucareste, capital da Romênia, se mostrou entusiasmado com a frequência do público no país predominantemente ortodoxo. “Como me disse o líder de uma sede administrativa local, isso é como uma bola de neve, pois está ficando cada vez maior”, relatou o presidente mundial da Igreja Adventista.
Duane McKey, que atuou como assessor do pastor Ted Wilson para o programa Total Member Involvement (TMI) e recentemente foi nomeado diretor da Rádio Mundial Adventista, classificou o fato como algo inimaginável! “Esse é um modelo para toda a Europa”, ressaltou.
Em centenas de lugares, as programações vêm sendo dirigidas por voluntários de todas as idades. E esse é um dos principais objetivos dos líderes mundiais da denominação ao realizar grandes campanhas como esta: incentivar a participação de todos os membros na missão.
Na Romênia, dois adolescentes integram a lista de palestrantes. No mesmo país, o aposentado Bruce Parrish, que trabalhou no sistema carcerário dos Estados Unidos, tem pregado todas as noites para um grupo de aproximadamente 50 detentos.
Na região central da Ucrânia, o brasileiro Tiago Leão relata que passa o dia todo preparando suas apresentações para as reuniões da noite, em Uman, uma cidade com 87 mil habitantes. “A resposta da igreja está sendo fantástica! Essa é a experiência mais surpreendente da minha vida”, ele sublinha.
O plano é dar tempo para que os interessados estudem mais profundamente a Bíblia. Por isso, em países como a Romênia, as cerimônias batismais estão previstas somente para o mês de junho.
Embora seja cedo para dimensionar os resultados dos esforços evangelísticos na Europa, os líderes adventistas do continente, como um todo, estão olhando com atenção para o que a igreja está realizando nesses países altamente secularizados. Como noticiou o site da Adventist Mission, trata-se de “um campo experimental para a expansão do [programa] Total Member Involvement no restante do continente”.
“O que Deus vai fazer na Europa Oriental ao longo das próximas semanas vai inspirar um avivamento espiritual em todo o continente”, acredita o pastor Ted Wilson. [Equipe RA, da Redação / Com informações de Andrew McChesney, da Adventist Mission e da Adventist News Network]
Para saber +
Conheça o Seminário Adventista de Teologia da Ucrânia
https://www.youtube.com/watch?v=fzBzHfRVvp4
Leave a Comment