Destaques Notícias

Igrejas que servem

Congregações adventistas investem em diferentes ministérios para impactar a vizinhança.

Congregações adventistas investem em diferentes ministérios para impactar a vizinhança

Fernanda Silva

Na capital do Tocantins, os diferentes ministérios da Igreja do Plano Diretor Sul (também chamada de Comunidade Seven) têm atraído a vizinhança. Foto: Adventistas Tocantins

William Pimentel decidiu sair da rotina. Acordou mais cedo e pegou sua bicicleta, uma Caloi Andes, preta, aro 26, que havia bastante tempo não era utilizada. Por causa do excesso de trabalho, o jovem advogado se tornou sedentário e obeso. Porém, ele não imaginava que, por trás do convite de Jerry, o mesmo amigo que tempos antes havia lhe oferecido o primeiro copo de cerveja, estava a oportunidade de adotar um novo estilo de vida. “No meio da trilha, o grupo parou para um momento de reflexão. Senti que eles eram diferentes”, conta William, referindo-se ao contexto do primeiro contato com o ministério Seven Bikers. Depois de se envolver nas atividades do grupo de ciclistas, ele passou também a frequentar os cultos. “Vi o cristianismo sendo pregado com ações”, enfatiza.

O relato dele exemplifica a proposta da Igreja do Plano Diretor Sul, cujo prédio foi inaugurado no fim de julho em Palmas (TO). A Comunidade Seven, como também é chamada, começou com um pequeno grupo de pessoas se reunindo nos lares, mas hoje congrega no maior templo adventista da região, construído com o apoio da Divisão Sul-Americana, da União Centro-Oeste Brasileira e de recursos destinados pela CPB como oferta de gratidão pelo seu 120º aniversário.

A ideia de ser uma igreja que funcione em ministérios, que se conecte com a comunidade e gere forte engajamento missionário moldou também a estrutura do prédio, que oferece espaço para a prática de diferentes dons. “Nossa maior preocupação é fazer discípulos”, destaca Leila Gurgel, coordenadora dos ministérios locais. Por essa razão, desde o plantio da igreja, o objetivo tem sido criar um ambiente favorável para o envolvimento dos membros, processo que tem sido acompanhado por um sistema de avaliação, treinamentos e suporte.

Depois de identificar os talentos, hobbies e habilidades dos fiéis, a liderança local realizou uma pesquisa com os moradores da região para identificar as principais necessidades. Com base nessas informações, foram criados, então, 14 ministérios, incluindo oficinas de culinária, saúde e artes manuais, bem como o ministério musical Seven Seed. “Aqui a igreja trabalha voltada para fora”, sublinha Leila. E essa visão foi importante para que William e o amigo Jerry, batizados recentemente, ingressassem nesse ciclo de discipulado.

Como parte da rotina semanal, os membros buscam ABENÇOAR alguém, COMER juntos, dedicar tempo para OUVIR a voz do Espírito Santo, REFLETIR Cristo e escrever um DIÁRIO das ações desenvolvidas (aspectos resumidos no acróstico ACORD). No culto de sábado, eles têm a oportunidade de compartilhar os testemunhos e nutrir-se espiritualmente. O momento de celebração culmina em um almoço coletivo. “Descobrimos que a mesa tem tanto poder quanto o púlpito”, afirma Herson Alves, pastor da Igreja do Plano Diretor Sul.

No Espaço Alpha de Manaus, em média, um em cada quatro voluntários envolvidos nos projetos missionários da igreja não é adventista. Foto: Espaço Alpha

Em Manaus (AM), o Espaço Alpha, igreja localizada no bairro Ponta Negra, segue a mesma proposta, inclusive no que se refere à estrutura física. Planejado com o propósito de atender a comunidade, o edifício oferece uma série de serviços, como livraria, restaurante, day spa, escola de artes e ambiente para a prática de exercícios. Até mesmo o material das paredes (drywall) foi utilizado com a intenção de possibilitar a flexibilização do espaço. “Temos que estar preparados para nos adaptar às novas necessidades que surgirem no bairro”, justifica Ricardo Coelho, pastor local.

FERNANDA SILVA é assessora de comunicação da Missão do Tocantins,
em Palmas (TO)

(Matéria publicada na edição de setembro de 2021 da Revista Adventista)

Leave a Comment